Palmilhas Posturais

    As Palmilhas Posturais são confeccionadas em EVA (etil venil acetato) e termo moldadas especificamente para cada pessoa têm como  objetivo  uma reprogramação da postura e da tonicidade muscular. Para produzir estes estímulos na região plantar são utilizadas peças podais denominadas de elementos, barras, cunhas ou calços. São fixadas nas palmilhas e ficam em constante contato com os pés. Variam de tipo, espessura e densidade. Sua colocação é determinada após uma  avaliação postural específica e criteriosa.

As palmilhas posturais auxiliam no tratamento de diversas patologias como:
-Lombalgias;
-Discrepância de membros inferiores;
-Esporão de calcâneo;
-Fasceite Plantar;(dores na planta dos pés);
-Pés chato e cavo;
-Joelhos valgo e varo;
-Metatarsalgia;
-Conforto para os atletas e desempenho no esporte.
-Alterações Posturais

A técnica consiste em correção dos desequilíbrios com órteses plantares(palmilhas posturais), provocando uma  estimulação mecânica e proprioceptiva no pé, repercutindo de forma global e com isso reprogramando  a tonicidade muscular   e assim ajustando  a postura,  trazendo o alivio dos sintomas e auxiliando o desempenho do aparelho locomotor.




Desta forma, alterações mecânicas nos pés podem gerar  compensações em outros níveis do corpo levando a uma resposta de todo sistema músculo-esquelético causando um problema no aparelho locomotor e em todo o seu conjunto. Uma alteração no calcâneo (Ex. calcâneo varo) mudará o funcionamento do tornozelo, para adaptar a tíbia girara internamente e o joelho irá se sobrecarregar em sua face medial, consequentemente o quadril e a pelve terão que compensar a alteração existente no joelho e assim sucessivamente até que uma articulação ou estruturas não conseguirão se adaptar aos estímulos e irão provocar sintomas e até mesmo lesões.